Início / Política / Jornal O BARRENSE começa esta...

23/08/12 - Atualizado em 23/08/12

Jornal O BARRENSE começa esta semana série de entrevistas com candidatos a prefeito de Barra do Piraí

Maércio de Almeida: o candidato de Zé Luiz

  Depois de participar como vice-prefeito de uma administração reeleita com quase 65% dos votos, Maércio de Almeida (PMDB) se destaca na disputa eleitoral em Barra do Piraí por ser o candidato apoiado pelo atual prefeito José Luiz Anchite (sem partido). Sendo barrense, nascido no distrito de Dorândia, Maércio tem uma história de trabalho na vida pública da cidade, sendo por seis vezes vereador na Câmara de Barra do Piraí.

  Na disputa, traz como seu candidato a vice- prefeito o médico ortopedista Norival Garcia da Silva Júnior, o Dr. Júnior (PV), que, em 2008, disputou a eleição de prefeito na cidade, ficando em segundo lugar com quase 11 mil votos, demonstrando sua força no meio político.

  A chapa composta por Maércio e Dr. Junior, além do apoio do prefeito Zé Luiz - que vem se destacando nos últimos anos como um dos melhores prefeitos na região - conta com a parceira de políticos de peso na campanha rumo a cadeira de prefeito. Declaram apoio publicamente a Maércio o governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho e o vice-governador Luiz Fernando Pezão (ambos do PMDB); os deputados Estaduais André Corrêa (PSD), Gustavo Tutuca (PSB) e Edson Albertassi (PMDB); e os deputados federais Leonardo Picciani (PMDB) e Deley (PSC).

  Em entrevista exclusiva ao Jornal O BARRENSE, Maércio de Almeida falou sobre a campanha, a importante missão de substituir Anchite na prefeitura seus projetos para a cidade.

 

Jornal O BARRENSE – Como está sendo este momento de campanha?

Maércio de Almeida - Estamos sendo muito bem recebidos pelas pessoas em suas casas. A população barrense tem muito carinho pela gente, sabe de todo o trabalho que foi realizado e nos recebe muito bem. Quero até aproveitar este momento para agradecer a todos que nos cumprimentam e nos dão uma palavra de incentivo. Isso é muito importante para nós. Apesar de todas as calúnias, fofocas e acusações de alguns adversários políticos, estamos seguindo com nosso trabalho, fazendo nossa campanha de forma humilde, mas honesta. Não temos o poder financeiro que eles possuem, mas temos a nossa consciência tranquila de que nossa caminhada é baseada na verdade e, principalmente, temos ao nosso lado homens de bem e Deus sempre na nossa frente, guiando nossos passos.

 

O BARRENSE – Como você observa a sua atuação durante muitos anos na vida pública para a cidade de Barra do Piraí, tendo, inclusive, a experiência ter estado à frente do Poder Legislativo e do Poder Executivo?

Maércio - Com a experiência que temos, por ter realmente trabalhado nos dois poderes, eu me sinto bastante preparado para enfrentar os problemas de Barra do Piraí, visando unicamente o benefício da nossa população, sempre buscando a parceria entre todos os poderes. Eu me lembrei também, que na minha época à frente da presidência da Câmara, éramos 19 vereadores, hoje são apenas 11. Trabalhávamos muito pela cidade, com recursos infinitamente menores do que hoje. Na época, nosso orçamento mensal ficava na casa dos R$ 140 mil. Hoje, a Câmara trabalha com mais de meio milhão de reais por mês.

 

O BARRENSE – A cidade de Barra do Piraí, inegavelmente, passou por mudanças positivas consideráveis. Zé Luiz teve seu trabalho aprovado pela maioria da população, tanto que foi reeleito com quase 65% de votos válidos. Você se sente preparado para ser prefeito depois da administração de Anchite?

Maércio - Sem dúvida alguma substituir Zé Luiz Anchite é uma tarefa difícil para qualquer um. Tenho a honra de ser amigo particular do Zé e ainda ter sido o vice-prefeito de uma administração que fez tanto por Barra do Piraí. Entramos em 2005 e nos deparamos com uma prefeitura muito mal organizada, salários atrasados, funcionários tratados sem respeito e o nosso primeiro desafio foi regularizar tudo isso. Tivemos muitas dificuldades, mas hoje podemos dizer com a mais absoluta certeza que a prefeitura possui todas as suas contas em dia e que organizamos a casa. Depois disso vieram muitas conquistas, a começar pelas obras por toda a cidade. Recuperamos bairros inteiros com grandes pavimentações, asfaltamentos, muros de contenções e outras pequenas obras que também foram importantes. O cidadão barrense, quando compara a cidade escura, triste e feia que tínhamos antes e a cidade limpa e organizada que temos hoje, ele consegue facilmente perceber a grande diferença. Além das obras, conseguimos trazer, para nossa cidade, grandes e importantes conquistas que fazem toda a diferença como as faculdades do Cederj, por exemplo, que leva ao cidadão barrense o Ensino Superior de qualidade e totalmente gratuito. Conquistamos também o Centro de Vocação Tecnológica (CVT) com ensino técnico também de graça para os alunos. E são muitas as conquistas. Seria até difícil enumerá-las, mas vou citar a reabertura da UTI da Santa Casa, a implantação em definitivo do serviço de urgência Samu, através do 192, o aumento no números de PSF"s, a grande obra de revitalização do nosso Mercado Municipal, com a abertura de duas salas de cinema, a construção de novas escolas, a construção da terceira ponte de Barra do Piraí, o projeto Bem Estar Animal, da secretaria do Ambiente, a construção da ETA-Mãe – maior estação de tratamento da cidade - , a grandiosa obra de dragagem do rio Piraí - que, sozinha, beneficiou mais de 30 mil pessoas entre o Centro da cidade, passando pela Muqueca e Roseira e indo até o bairro Chalet. Temos também a instalação da nossa Delegacia Legal lá no bairro Matadouro, a redução do nosso ICMS possibilitando a atração de muitas e novas empresas pra cidade e os projetos direcionados aos idosos e aos jovens como a implantação do Programa de Atenção aos Idosos e nosso Festival Estudantil de Cinema que, neste ano, realizamos a sua terceira edição com o mais absoluto sucesso. Nosso diferencial nesta disputa é que temos muito trabalho a ser mostrado. E nosso grande desafio é não deixar que tudo isso pare e a cidade volta a ser como era antes. Pelo contrário, temos que seguir em frente.

 

O BARRENSE – Quais são suas principais propostas para a administração como prefeito?

Maércio -  É impossível assumir a cadeira de prefeito e não dar segmento ao grande trabalho que conseguimos fazer ao lado do Zé Luiz. Certamente vamos dar continuidade em tudo aquilo que está dando certo e vamos focar em três metas principais que são a saúde, a educação e a geração de emprego. Na saúde, vamos avançar ainda mais. Além de manter em bom funcionamento os PSF’s, queremos aumentar o número de unidades, de exames e melhorar a qualidade do serviço prestado para que a população não sofra tanto na hora que mais necessita de ajuda. Já estamos participando da construção do Hospital Regional, que fica no bairro Roma II,em Volta Redonda e que vai dar um atendimento de primeira qualidade ao cidadão barrense em procedimentos de alta complexidade. Vamos trabalhar para dar mais respeito ao nosso maior patrimônio: o cidadão barrense. Queremos reestruturar toda a nossa Saúde e, para isto, terei ao meu lado, puxando a responsabilidade para si, o Dr. Júnior. Ele sabe que o papel dele ao meu lado é fundamental para darmos início ao grande projeto de renovação que temos para a saúde em Barra do Piraí. Na Educação, nós ainda temos uma dívida com a classe das professoras. Sabemos de todas as dificuldades desta classe tão importante e já estamos sentando para conversar e firmando diretrizes para encontrarmos um caminho juntos. Nada de falsas promessas e ilusões, porque não dá mais para aceitar aqueles que vendem falsas promessas e buscam sempre, na Educação e na Saúde, trampolim de eleição. Eu não vou fazer isso. Trataremos neste assunto com muita verdade e transparência. Na geração de emprego já temos o caminho aberto com a redução do nosso ICMS, a construção do nosso distrito industrial e a primeira prova de que estamos no caminho certo foi a vinda da BR Foods que, com muito trabalho, hoje já é uma realidade da nossa cidade. Por isso tudo que afirmo que o trabalho tem que continuar. Barra do Piraí está vivendo um momento onde não dá mais para apostarem aventureiros. O trabalho tem que ser sério e com muita responsabilidade.

 

O BARRENSE – Deixe seu recado aos leitores do Jornal O BARRENSE.

Maércio - Eu quero neste momento apenas agradecer. Primeiramente a Deus e a minha família que caminham sempre ao meu lado. Eu tenho muito a agradecer pelo carinho e a amizade do nosso prefeito Zé Luiz Anchite, um homem guerreiro do qual tenho muito orgulho de ter caminhado ao lado. Agradeço a toda a equipe de funcionários da prefeitura, desde o servidor mais simples até os cargos de maior responsabilidade. Sem essa equipe de pessoas comprometidas e dedicadas, o trabalho do homem público seria impossível. A cada um deles, o meu mais absoluto respeito. Agradeço também a dois grandes parceiros que a cidade de Barra do Piraí tem, que são o nosso governador Sérgio Cabral e o nosso vice-governador Pezão. Conseguimos resgatar e fortalecer a relação com o governo do Estado e graças a estes dois homens Barra do Piraí vem se destacando cada vez mais no cenário estadual e até nacional. Por fim, agradeço especialmente ao povo de Barra do Piraí pelo carinho, pela amizade e pela confiança. É bom demais andar na cidade e ver que as pessoas confiam na gente, conhecem a gente e querem que o trabalho continue. Que Deus nos abençoe, pois seguiremos firmes na busca de uma Barra do Piraí que vai continuar crescendo.

  • imprimir
  • entre em contato
  • Enviar para um Amigo
Publicidade