17/07/2015 15:30 - Atualizado em 17/07/2015 15:30

Inaugurada mais uma edição da Expo BP

Evento contou com a presença de representantes dos governos Municipal e Estadual

Frank Tavares

 

Barra do Piraí – Foi inaugurada na noite de quarta-feira, 16, a 67ª Exposição Agropecuária Sul Fluminense, em Barra do Piraí. O evento contou com a presença de várias autoridades políticas e empresariais da cidade e do estado, como o prefeito e o vice, Maércio de Almeida (PMDB), e Norival Garcia da Silva Júnior, o Dr Júnior (PV), bem como a do secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Peca, José Luiz Anchite. A Expo BP, como é conhecida, terá mostras das mais diferentes modalidades, hipismo rural e shows regionais e nacionais. O encerramento do evento se dá no domingo, 18, e a entrada é gratuita em todos os horários.

  O evento é organizado pela Associação Rural Sul Fluminense, com apoio das iniciativas pública e privada da cidade barrense, sendo um dos mais importantes da cidade e região. As atrações estão espalhadas pelo Parque de Exposições, no bairro da Química, entre elas, se destacam os concursos leiteiros e de marcha, bem como o hipismo rural. Estande de pequenos animais, praça de alimentação e parque de diversões, bem como mostras de empresas e lojas da cidade também são espaços que devem ser visitados.

  Durante a inauguração de mais uma Exposição, o presidente da Associação Rural Sul Fluminense, Luciano Guiamarães, exaltou a figura de muitos que passaram pela gestão da instituição. Enumerou conquistas e apresentou desafios que, segundo ele, fazem parte da pauta de discussões de empresários do setor e do trabalhador rural, que deve estar atento ao momento de crise econômica, que atinge, mesmo que em menor escala, o setor agrícola.

  “Estamos em mais uma Exposição Agropecuária do Sul Fluminense. A cada ano surgem desafios, que devemos superá-los como se fossem os primeiros. Diante do momento atual, não podemos, e nem devemos nos acoar; muito pelo contrário, buscar por saídas para o homem do campo se faz necessária. A Associação Rural, braço que protege este setor, se sente feliz com mai este evento, mostrando a força da união entre os poderes público e privado, bem como de instituições da cidade, para a construção deste momento. E, Barra do Piraí se sente orgulhosa de ser uma das poucas na região a ter uma exposição, como a nossa, em tempos de crise”, referenda Luciano.

  Uma das mais tradicionais do país, a Expo BP, como é conhecida, deve atrair cerca de 4 mil turistas todos os dias de evento, com destaque para os shows, que acontecem todas as noites de evento.

  O secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, José Luiz Anchite – que representou o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) -, destacou as ações que o Governo do Estado está levando para a região, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PPA) e o Banco de Alimentos da Ceasa, que já conta com sete instituições filantrópicas no município; os incentivos aos piscicultores locais na produção de tilápia, ação que vem sendo desenvolvida pela Fiperj; e o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, que visa reconhecer a atividade como forma de desenvolvimento regional.  

  “É uma alegria trazer para a minha cidade natal, Barra do Piraí, onde já venho trabalhando há muito tempo, os projetos que a secretaria vem desenvolvendo no estado. Participei da evolução da exposição, e hoje tenho a honra de estar representando o nosso governador Luiz Fernando Pezão, saudando o prefeito Maércio de Almeida e toda população, que poderá aproveitar essa festa que volta a ocupar o seu lugar de destaque no cenário Sul Fluminense”, disse.  

  Além de vereadores, empresários e secretários municipais e estaduais, participaram da abertura da Expo BP o subsecretário de Estado, Sebastião Rodrigues Pinto Neto; o subsecretário de Desenvolvimento Regional, Renato Bravo; o presidente da Fiperj, Essiomar Gomes; a coordenadora do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro e Chefe de Gabinete, Nea Mariozz; além de representantes da Ceasa-RJ e Fiperj, vinculadas à secretaria.

Ouvindo RBP AM
Fechar (x)