21/08/2015 16:57 - Atualizado em 21/08/2015 16:57

Fórum dos Jornalistas do Sul Fluminense cria associação da categoria

Evento no dia 27 terá palestra do professor Paulo Figueira sobre a relação da imprensa com o poder político

Região - Será realizado na quinta-feira, 27, o III Fórum dos Jornalistas do Sul Fluminense. O evento será aberto com palestra do jornalista e professor do curso de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Paulo Roberto Figueira Leal, sobre os desafios da relação da imprensa com o poder político. Em seguida, assembleia geral formalizará a criação da Associação dos Jornalistas do Sul Fluminense (Ajorsul), aprovará o seu estatuto e elegerá e empossará a sua primeira diretoria. O III Fórum terá início às 18 horas no auditório da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Volta Redonda (AAPVR), na rua 35, 112, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

  A realização do evento foi decidida no II Fórum dos Jornalistas, realizado em maio deste ano em Barra Mansa e que contou com a participação de quase 150 jornalistas e estudantes de Jornalismo.  Na ocasião, foi aprovada a criação da Ajorsul e escolhida uma comissão para organizar o III Fórum e preparar a proposta de estatuto da entidade, bem como apresentar uma composição para a sua primeira diretoria, Comissão de Ética e Conselho Fiscal.

  “Duas inovações da proposta de estatuto que apresentaremos é a participação em igualdade de condições de jornalistas profissionais e estudantes e a diretoria colegiada, onde não há o tradicional presidencialismo e sim coordenadores, cada um responsável por uma área de atuação”, revelou o professor de Jornalismo, jornalista Alvaro Britto, que também é membro da Comissão Organizadora do III Fórum.

  Segundo informou a jornalista Thaissa Costa, que faz parte da comissão organizadora, a criação da Ajorsul será um momento histórico da categoria na região. “Vamos apresentar uma proposta de diretoria, Comissão de Ética e Conselho Fiscal que reúne profissionais e estudantes representativos de diversos veículos, assessorias e das universidades, abrangendo municípios de toda a região Sul Fluminense”, disse.

  Os futuros profissionais também estão se mobilizando. “A Ajorsul será importante para nós, estudantes de Jornalismo, que já estamos estagiando ou que vamos nos inserir em breve no mercado de trabalho. O momento é de unir estudantes e profissionais na luta pela dignidade profissional e pela ética do jornalismo e a Ajorsul tem esse objetivo”, acrescentou Karen Garcia, estudante de Jornalismo e membro da comissão organizadora do III Fórum.

Ouvindo RBP AM
Fechar (x)