27/10/2017 16:52 - Atualizado em 27/10/2017 16:52

“Bel-bel-bel-Belprato”: presidente de sindicato festeja pagamento de funcionários

Empresa fechou as portas em 1993 e teve falência decretada em 1996

Talita Affonso

 

Barra do Piraí – No dia 11 de outubro, foi determinado pela Justiça que fosse efetuado o pagamento aos funcionários da extinta Belprato, empresa alimentícia de laticínios e massas que teve seu auge nas décadas de 70 e 80, com parque industrial em instalações próprias localizadas no bairro Vila Helena. A empresa alimentícia fechou as portas em 1993, teve sua falência decretada três anos depois e, após 24 anos, 2 mil funcionários puderam receber seus créditos, que totalizam R$ 6,7 milhões. A pauta já foi abordada em reportagens veiculadas nos anos de 2014 e 2015 no Jornal O BARRENSE (recorde o caso em box), relatando a busca do Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Alimentação de Barra do Piraí, para que os empregados da “empresa da fadinha” recebessem seus créditos.  

  A decisão foi festejada pelo presidente do Sindicato dos Empregados nas Indústrias de Alimentação de Barra do Piraí, César Barbosa de Oliveira. Para ele, o pagamento é fruto de luta e perseverança. “O sindicato vem pleiteando esta decisão desde 2014, e só agora houve este deferimento. Com o tempo, os trabalhadores buscaram outras atividades, e ainda há também o parque industrial, que estamos lutando para que seja utilizado”, diz.

  Ele ressalva o patrimônio da massa falida da Belprato que ainda está preservado e vai a leilão. “A situação favoreceu todos esses pagamentos e ainda tem todo um patrimônio para vender. Com os pagamentos, a massa falida ainda fica em crédito e, com o parque industrial intacto, não afeta este andamento”, celebra César.

  Advogado, ele narra que está às voltas com o assunto desde 1992 e, 25 anos depois, ele frisa que esta é uma conquista não só financeira, mas também social. “Pessoas estão precisando deste dinheiro, há ex-funcionários há mais de 20 anos esperando, já em idade avançada. Trabalhadores são humanos, sujeitos ao tempo”, explica ele.

  Para que os ex-funcionários da Belprato possam ter as devidas informações, haverá uma assembleia no dia 29 de outubro, a partir das 09 horas no Royal Sport Club. Será informado o local e o dia em que haverá o pagamento, com os nomes listados em ordem alfabética. O recebimento das importâncias está programado para acontecer nos dias 13, 14, 16, 17, 21 e 22 de novembro de 2017.

  “É um valor que, querendo ou não, vai fomentar a cidade neste fim de ano, ajudar a fomentar segmentos da sociedade. São pagamentos esperados há anos, que nunca perdemos a esperança de que conseguiríamos. Tudo isso é fruto de muita luta e perseverança; gostaria de agradecer a todos que lutaram e torceram junto conosco para que este momento chegasse”, festeja.

Ouvindo RBP AM
Fechar (x)